A torre do relógio das Casas do Parlamento Inglês virou um dos ícones de Londres.
Com mais de 150 anos de idade, este queridinho dos selfies de quem visita a cidade conta com muita história até chegar nos dias de hoje.
A primeira torre construída foi em 1288, durante o reinado de Edward I. Esta torre contava com um relógio de um sino. O primeiro sino foi chamado de Great Edward e depois de Great Tom.
Uma segunda torre substituiu a primeira em 1367. Em 1707, esta torre já tinha caído e estava em ruínas.
O projeto que vemos hoje é do arquiteto Sir Charles Barry, vencedor do edital contou com o envio de mais de 400 projetos.
O projeto inicial não contava com a torre e o relógio, que foi adicionado mais tarde.
O relógio foi projetado por Sir Edmund Beckett e Lord Grimthorpe, juntamente com Sir George Airy, o astrônomo real, e com o relojoeiro Edward Dent.
A torre do relógio não é aberta ao público, apenas os moradores do Reino Unido podem marcar uma visita, que deve ser feita com antecedência e por escrito para o endereço: House of Commons, Westminster, London, SW1A 0AA.
Turistas estrangeiros, apesar de não poderem visitar a torre, podem fazer um tour pelo Parlamento e aprender mais sobre as Câmeras dos Lords, dos Comuns e entender como funciona a monarquia parlamentarista.
Abaixo, confira 7 CURIOSIDADES SOBRE O BIG BEN.
1. CONSTRUÇÃO
Em 1834, o Palácio de Westminster foi destruído durante um incêndio e em 1844, foi decidido que a nova construção deveria contar com uma torre e um relógio.
Em 31 de maio de 1859, o Big Ben deu sua primeira badalada em Westminster.
Pouco tempo depois, em setembro do mesmo ano, o sino rachou. Um martelo mais leve foi colocado e o sino foi girado, para não receber as batidas na rachadura.
Este é o sino que ouvimos até hoje.
2. NOME
Primeiro, Big Ben é como se chama o sino e não o relógio. A origem exata do nome é incerta, mas duas teorias são aceitas:
- Que foi uma homenagem ao Sir Benjamin Hall, um dos supervisores da obra, que ra conhecido por todos como Big Ben.
- Outra hipótese é que foi uma homenagem ao campeão de boxe peso pesado Benjamin Caunt, também conhecido como Big Ben.
Big Ben era um apelido comum para qualquer um que fosse o maior em sua categoria.
Teorias a parte, o nome oficial do sino é Great Bell e do relógio, Great Clock.
3. MEDIDAS
Cada mostrador do relógio tem 7m de diâmetro. O ponteiro do minuto mede 4.2m e pesa quase 100kg. Já os números contam com 60cm de comprimento.
O sino conta com 2,28m de altura, 2,75m de largura e pesa mais de 13 toneladas.
A torre tem 96m de altura.
4. NÃO É O MAIOR DE LONDRES
O relógio pode ser o mais famoso, mas não é o maior. O maior relógio de torre de Londres é o da Shell Mex House – se segundo maior do mundo.
5. GUERRAS
Durante os dois primeiros anos da Primeira Guerra Mundial, o relógio ficou silencioso e com as luzes apagadas para evitar chamar atenção dos inimigos.
Na Segunda Guerra Mundial, o relógio não silenciou, mas ficou apagado para evitar o bombardeio.
6. ELIZABETH TOWER
Em 2012, a torre foi rebatizada de Elizabeth Tower, em homenagem ao Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II.
7. RAINHA VICTORIA
A rainha Victoria era a monarca na época da construção do Parlamento.
Por isto, embaixo do mostrador se lê a frase em latim “DOMINE SALVAM FAC REGINAM NOSTRAM VICTORIA PRIMAM”, que significa “Senhor, mantenha a salvo nossa rainha Victoria Primeira”.
ATENÇÃO
Em agosto de 2017, começou um trabalho de restauração da Torre Elizabeth e do Big Ben.
A obra deve durar 3 anos. Durante este tempo o relógio estará coberto por andaimes e não funcionará por diversos meses, inclusive sem as famosas badaladas, com apenas exceções em alguns eventos como Ano Novo e Remembrance Day.
POR PERTO
Aproveite sua ida ao Big Ben para andar pelas margens do Rio Tâmisa e encontrar todos os outros grandes ícones de Londres.
INFORMAÇÕES
Westminster | SW1A 0AA
Westminster Station (Jubilee line)