Hoje, mais do que nunca, as pessoas viajam. Viajar ficou barato e acessível, o que é ótimo, mas o turismo não gerenciado corretamente, pode ter um grande impacto negativo na região.

Por outro lado, o turismo bem administrado pode catapultar o crescimento da economia local, criar emprego e oportunidades para empresários e fundos de conservação.

É aí que entra o turismo sustentável. A sustentabilidade pode e deve ser aplicada em vários setores e o turismo não deve ficar de fora.

Viajar é ótimo, mas viajar com responsabilidade é melhor ainda.

TURISMO DE MASSA

Não podemos falar sobre turismo sustentável, sem antes mencionarmos o turismo de massa e suas consequências para o destino.

Hoje, a maior parte dos turistas se encaixam na categoria do turismo de massa, que inclui: cruzeiros, pacotes de turismo, excursões e grandes resorts.

O turismo de massa é uma indústria que gera uma quantidade absurda de dinheiro, onde o principal objetivo é gerar lucro. Estas empresas não focam em interagir autenticamente com a cultura local, portanto elas não priorizam as tradições, recursos naturais, nem os moradores da região.

Infelizmente, o turismo de massa está causando um impacto tão grande nos destinos, que locais como Veneza, na Itália, e o Taj Mahal, na Índia, estão sofrendo sérias consequências por causa dele, já que não comportam a quantidade de turistas que recebem.

O QUE É TURISMO SUSTENTÁVEL?

Turismo sustentável é a forma de viajar e explorar um destino respeitando sua cultura, ambiente e pessoas.

É simplesmente, aumentar os benefícios do local visitado e reduzir os impactos negativos causado pelo turismo nos destinos.

Você pode pensar que isto é o significado de viajar e que o termo é só mais uma jogada de marketing. Porém, a maioria das pessoas não viajam desta maneira, já que a maioria dos turistas fazem parte do turismo de massa.

COMO FAZER UM TURISMO SUSTENTÁVEL?

Fazer um turismo sustentável é bem mais fácil do que se imagina. Ao visitar um destino, contrate empresas que protejam a natureza, vida selvagem e recursos naturais ao gerenciar suas atividades turísticas.

Procure por locais que forneçam experiências turísticas autênticas, que valorizam e conservam a herança e cultura local, que criam benefícios socioeconômicos para a comunidade local, através de empregos e oportunidades.

TURISMO SUSTENTÁVEL EM LONDRES

Difícil pensar em turismo sustentável, quando o destino é Londres. Afinal, cidades grandes são o oposto de sustentável, certo?

Well, well, meu caro Watson… Na verdade, você pode ser muito, mas muito sustentável em Londres sim.

Graças ao maravilhoso sistema de transporte local, diversas opções green e inúmeros iniciativas de integração com a sociedade, Londres tem se tornado mais sustentável do que nunca. E você, claro, pode contribuir para este turismo sustentável na cidade. Quer ver?

HOSPEDAGEM

Hospedagem sustentável significa muito mais que o “re-use sua toalha e salve o planeta”, e também está longe de soluções como acampar ou ficar mal acomodado.

Com a evolução tecnológica e a iniciativa da indústria hoteleira, os hotéis eco-friendly podem vir com muito conforto e soluções realmente sustentáveis.

 

1. THE SAVOY

Um dos hotéis mais tradicionais e luxuosos de Londres, também é um dos mais verdes da cidade.

Além de todo um sistema sofisticado de re-uso de água e energia, que funcionam behind the scenes, o hotel também oferece opções mais “visíveis” aos seus hóspedes como, menu usando ingredientes locais, orgânicos, fair trade e da estação, bem como opções de atividades sustentáveis como bicicleta e mapa com dicas de trilhas pelos parques.

Conheça mais sobre o hotel e faça sua reserva.

2 – THE GOOD HOTEL LONDON

A filosofia do deste hotel, é te conectar com o destino, oferecendo uma experiência hoteleira de qualidade e tendo a oportunidade de retornar algo para a comunidade local enquanto você viaja.

Localizado em uma plataforma flutuante aportada no histórico porto Royal Victoria Docklands, no rio Tâmisa, o The Good Hotel é uma empresa que gera lucro para empresas sem fins lucrativos. Isto significa que emprega um modelo de negócios que reinveste todo seu lucro.

Para a comunidade, eles oferecem treinamento hoteleiro para os que estão desempregados há muito tempo e assim inseri-los de volta ao mercado de trabalho.

Tudo o que é usado no hotel é buscado localmente, dos ingredientes do menu ao mobiliário. E eles também só trabalham com parceiros que oferecem um ambiente de trabalho saudável e que remuneram justamente seus funcionários.

Para cada reserva feita diretamente no site do hotel, £5/por noite é doado para a ONG parceira Niños de Guatemala.

Conheça mais sobre o hotel e faça sua reserva.

3 – QBIC LONDON

Este hotel nos mostra que você pode ser sustentável sem ir à falência.

Localizado na região descolada de Shoreditch, o hotel usa painéis solares para sua energia; todo o mobiliário é pre-loved e re-loved; o sistema de chuveiro eficiente para aquele banho de hotel, mas sem desperdiçar água; e as garrafinhas de água fornecidas nos quartos, são filtradas em garrafas de vidro. Nada de garrafinha plástica por aqui.

Estes são só alguns exemplos sustentáveis que hotel aplica. Você pode conferir a lista completa de atitudes green clicando aqui.

Conheça mais sobre o hotel e faça sua reserva.

TRANSPORTE PÚBLICO

Quando o assunto é transporte público, Londres é uma cidade privilegiada.

Composta por uma rede de metrôs, ônibus, trens e barcos, o transporte público é a forma mais sustentável de se locomover pela cidade.

A cidade também oferece ciclofaixas e bikes compartilhadas, para quem quiser usar bicicletas enquanto passeia por Londres, outra forma deliciosa e eco-friendly de passear.

ATRAÇÕES

London Eye, Torre de Londres… são algumas das atrações mais populares de Londres e estão sempre no top 10 do que você precisa visitar na cidade.

Mas além de levar dinheiro para algumas grandes empresas, que muitas vezes nem inglesas são – por exemplo, a Coca-Cola patrocinou a London Eye por anos e a partir de fevereiro deste ano, a holandesa LastMinute.com é que leva o patrocínio – ainda pagam bem pouco aos funcionários locais.

O bom é que você nunca fica sem ter o que fazer em Londres e você pode curtir muito a cidade e ainda retribuir para os projetos e população.

 

1. JARDINS SECRETOS

Londres possui uma área verde tão grande, que de acordo com a ONU pode ser considerada uma floresta. Os parques, praças e jardins estão espalhados por todos os cantos.

Visite os jardins mais charmosos e escondidos da cidade. A maioria deles são organizações sem fins lucrativos que oferecem suporte para a comunidade local.

Confira a lista de jardins de Londres aqui.

2. WALTHAMSTOW WETLANDS

Explore esta área pouco conhecida de Londres.

Além de ser uma região ótima para caminhadas ao ar livre e observação de pássaro, é uma área de conservação e reservas naturais dentro da cidade. E ainda é gratuito.

Clique aqui e conheça mais.

3 – WALKING TOURS

Caminhar é uma das melhores formas de se conhecer um destino. E quando estes passeios são guiados por locais, tem um charme extra.

O Street Wisdom tem a missão de trazer inspiração para cada rua ao redor do mundo, inclusive Londres. Os tours são gratuitos e faz você encarar a cidade de uma outra forma.

Já o Unseen Tours é liderado por moradores de rua e tenta mudar a percepção do público em relação as pessoas e condição de rua.

Atenção, eles não fazem parte do turismo de pobreza. A ideia dos tours é mostrar o lado histórico e cultural de Londres de uma forma inusitada e ao mesmo tempo dar aos guias uma voz e empoderá-los.

Não é um tour pelos moradores de rua, e sim um tour com um. Os tours são pagos e parte do ingresso vai diretamente para os guias.

COMER & BEBER

Esta história que se come mal em Londres não existe. Londres é uma das capitais gastronômicas do mundo e um destino ideal para os foodies.

É possível encontrar diversas opções sustentáveis pela cidade: restaurantes que baniram o plástico, locais que só utilizam ingredientes locais e provenientes do fair trade, produtos da estação… As opções são realmente variadas. Mas um local, em especial, vale a pena conhecer, o The Clink Restaurant.

Localizado dentro de uma prisão de 1819, no bairro de Brixton, os pratos são feitos e servidos pelos prisioneiros. O mobiliário como mesas e tapeçaria das cadeiras, também foram feitos por eles.

A ideia deste restaurante é treinar e dar uma oportunidade de trabalho para aqueles que estão a caminho de uma nova vida.

O restaurante oferece, além de uma oportunidade de trabalho, a oportunidade de interagir com os clientes e ajudar na reabilitação destas pessoas.

Para conhecer o The Clink Restaurant é preciso fazer reserva com no mínimo 1 semana de antecedência e passar por uma verificação de segurança.

Para mais informações, clique aqui.

COMPRAS

Londres é o paraíso dos fashionistas. Lojas de luxo, redes de fast fashion… Aqui você encontra de tudo.

Para comprar sustentável, a dica é procurar por produtores locais. Os mercados de rua como Portobello Rd Market, Brick Lane e Old Spitalfieds Market, são ótimos locais para compras sustentáveis.

FINALIZANDO

Viajar e levar boas recordações para casa é ótimo, mas não podemos deixar para trás um rastro de prejuízo para os locais lidarem.

Viajar de forma ética é responsabilidade de todos nós.