Um símbolo de Londres que pode passar desapercebido por muitas pessoas, principalmente, para quem não é da cidade, são as famosas placas azuis nas casas e prédios da cidade.
Estas placas existem desde 1866, e são chamadas The English Heritage blue plaque scheme – Herança Inglesa, esquema de placas azuis, em tradução livre – e fazem o link de pessoas do passado, com os prédios do presente.
Estas placas comemoram as casas e locais de trabalho dos residentes mais notáveis de Londres. Freddie Mercury, George Orwell, Alfred Hitchcock, são alguns exemplos.
Hoje, é possível encontrar mais de 930 placas azuis espalhadas por Londres.
A placa mais antiga em exibição, pertence a casa onde morou o imperador francês Napoleão III.
E algumas casas, 18 no total, possuem 2 placas. Como, por exemplo, a casa no endereço 29 Fitzroy Square, onde moraram Bernard Shaw e Virginia Woolf.
Atrás de cada placa existe uma história: compositores internacionais, líderes das campanhas pelos direitos das mulheres… Jornadas pessoais e acontecimentos históricos.
Quando você vê uma placa destas e não reconhece o nome escrito, desperta uma curiosidade e você acaba descobrindo mais sobre o local e pessoa.
Este é o serviço do tipo mais antigo do mundo e vale a pena ficar de olho nestas plaquinhas quando estiver caminhando por Londres.
Quer saber onde elas estão? Então, clique aqui e dê uma olhada no mapa interativo.
Neste mapa, as placas podem ser pesquisadas de acordo com a cada da colocação.
Se preferir, você também pode baixar o app das placas azuis que está disponível tanto na APP Store, como no Google Play.
Para mais informações, visite o site www.english-heritage.org.uk.